O metaverso é a palavra do momento que vem influenciando todos os setores da economia e já podemos ver os sinais no mercado imobiliário. Para quem não sabe do que se trata, o metaverso é um termo usado para espaços virtuais coletivos e compartilhados. Em outras palavras, uma realidade virtual aumentada.
Algumas empresas já estão atuando, lançando empreendimentos, simultaneamente, nas duas dimensões. Para se ter uma ideia, mais de US$ 86 milhões foram movimentados com a compra de terrenos no jogo The SandBox, entre 22 e 28 de novembro do ano passado.
Dentro da realidade virtual imobiliária, existem três possibilidades de geração de renda: venda de imóveis e terrenos dentro do digital, aluguel de terra ou imóvel virtual ou compra de terreno virtual para criação de negócio próprio.
Mesmo sendo um mercado novo, ele segue em expansão, promovendo experiências como o show do Snoop Dogg no metaverso, artista que inclusive possui terreno no mundo virtual. A realidade é que os especialistas estão estudando a melhor forma de entender o mercado para gerar a melhor experiência para os clientes e futuros moradores.
Outra possibilidade de negócio que os especialistas enxergam dentro do metaverso são os escritórios virtuais. A Microsoft, por exemplo, anunciou que está estudando a criação de plataformas de reuniões através da base que já possui, o Microsoft Teams.
A ideia é oferecer espaços virtuais para reuniões de negócios, eventos e oportunidades de networking utilizando avatares. Possibilitando uma nova forma das empresas se relacionarem com seus clientes.
Como o metaverso ainda está muito no início, as empresas ainda seguem se adaptando ao mercado. A MIP Construtora estuda a melhor forma de implantar projetos dentro do metaverso nos próximos cinco anos. Mas, a empresa já associa tecnologia aos imóveis de outra forma, como o Tour 360°, uma tecnologia que possibilita visitar um empreendimento sem sair de casa.
Um outro projeto em desenvolvimento na casa é a implementação do BIM, uma tecnologia que junta todos os projetos para enxergar falhas no processo de construção. E também existe um estudo de pagamento de apartamentos com criptomoedas, outra tendência de mercado que a MIP está atenta.
Seja no real ou no virtual, a MIP Construtora trabalha para que seus clientes encontrem mais do que um apartamento ou uma casa. A proposta é que todos encontrem um lugar para chamar de lar, oferecendo plantas versáteis em empreendimentos que oferecem comodidade e facilidades aos moradores.